Notícias

12 dezembro, 2023

Mercedes-Benz Antos

() Comentários

Mercedes-Benz Antos, possível sucessor do Axor na região, é flagrado em testes no Rio de Janeiro; na Europa caminhão já saiu de linha

O Mercedes-Benz Antos foi flagrado nesta semana em testes em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. As imagens foram captadas pelo fotógrafo José Augusto de Souza Oliveira, e posteriormente publicada em suas redes sociais. Nas imagens, o caminhão roda totalmente camuflado na versão 4x2 e atrelado a uma carreta de três eixos aparentemente carregada.

Contudo, não é a primeira vez que o Antos é visto no País. Em 2015, o caminhão pesado da marca da estrela de três pontas foi flagrado dentro da fábrica em São Bernardo do Campo (SP).

O Estradão entrou em contato com a Mercedes-Benz do Brasil. Conforme a assessoria de imprensa da marca, "faz parte da estratégia da engenharia da Mercedes-Benz fazer testes tanto para o mercado brasileiro quanto para outros mercados da Daimler Truck. Tendo em vista a estrutura do campo de provas que temos no Brasil. E a capacitação de nossos engenheiros".

Antos pode ser mais competitivo que o Actros no lugar do Axor

Seja como for, o caminhão foi lançado na Europa em 2012, como solução de entrada no segmento pesado para atender às normas Euro 6. Porém, logo saiu de linha. Por estratégia, a Mercedes-Benz optou por ampliar a família Actros. Assim, desenvolveu versões de entrada.

Dessa forma, com a chegada da norma Euro 6 ao Brasil, e a saída do Axor do mercado, a Mercedes-Benz também adotou a mesma posição europeia. E deixou o Actros no lugar. Claro que a gama passou a contar com versões mais simples. Por exemplo, sem painel digital e outros recursos tecnológicos que encarecem o caminhão.

Todavia, o Actros é um produto superior frente a alguns concorrentes diretos, até então do Axor. Leia-se VW Constellation, por exemplo. E em tempos difíceis, o cliente olha o preço. Portanto, o Antos poderia ser uma solução de entrada mais competitiva nesse segmento. E não apenas para o mercado brasileiro, mas também nos países vizinhos.

Sobre o Mercedes-Benz Antos

Pelo que pode ser visto nas imagens, o modelo em teste conta com cabine de dimensões semelhantes à do Axor. Ou seja, mais baixa. Além disso, os faróis, para-choques e elementos da grade frontal remetem à atual geração do Actros.

Além disso, o Antos poderia render versões com preços mais competitivos. Tanto nas versões rodoviárias como nas vocacionais. Hoje, a Mercedes-Benz conta com o Arocs, caminhão robusto e bastante completo. Porém, em algumas operações, como na construção civil, por exemplo, o caminhão pode ser "demais".

Seja como for, vale lembrar que o saudoso Axor contou com 20 configurações. Das quais 13 estradeiras, com tração 4x2 e 6x2 nas versões trator ou chassi. Bem como 6x4, exclusivamente cavalo-mecânico. Também foram oferecidos modelos off-road até 6x4, fabricados como trator ou rígidos.

Na mecânica, os modelos contavam com potências partindo de 326 cv e 439 cv na versão nos rodoviários. E 310 cv e o mesmo 439 cv nos off-road. A notícia foi bem recebida. Pelo menos, nas redes sociais do fotógrafo que fez o flagra, os comentários que mais se destacaram pedem o Antos no Brasil.

Por: estradao.estadao.com.br/Notícias Amalcaburio

Crédito: Fotos: José Augusto de Souza Oliveira

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM