Notícias

11 setembro, 2024

Volvo FH 2025

() Comentários

Caminhão Volvo FH 2025 traz tecnologias que ajudam a evitar acidentes como câmeras com visão noturna e leitor de placas com IA

Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Caminhões lançou a linha 2025 do Volvo FH que, como novidade, chega com sistemas de segurança atualizados. As novidades reforçam a "visão Zero Acidentes" da fabricante sueca. Assim, o Volvo FH 2025 chega com retrovisores por câmeras. O item opcional amplia a visibilidade nas mais diversas situações de condução, como neblina, por exemplo.

Conforme a fabricante, os engenheiros da Volvo trabalham continuamente para ampliar a visibilidade do motorista. Assim, as câmeras associadas a monitores de alta resolução dentro da cabine contam com lentes modernas e capazes de oferecer uma visão ampla e nítida. Além disso, alcançam uma área muito maior em torno do caminhão do que os espelhos tradicionais.

Visibilidade garantida

A refinada movimentação das câmeras ajuda a se ajustar conforme o veículo e seguir o final do reboque. Dessa forma, permite ao condutor ter melhor visibilidade tanto do seu lado como do lado do passageiro. Esse benefício é ainda maior para a segurança durante manobras, uma vez que a parte traseira da composição pode ser visualizada de uma forma como nenhum espelho óptico possibilitava anteriormente.

Outra vantagem das câmeras é a total visibilidade noturna, com uso de luz infravermelha. "As imagens ficam nítidas mesmo em condições de escuridão total, chuva ou neblina. Durante o dia, as câmeras representam o fim de eventuais ofuscamentos por reflexo dos espelhos tradicionais", explica o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valério.

Volvo/Divulgação

A marca também trouxe melhorias no I-See. Ou seja, tecnologia capaz de prever a estrada à frente. Agora, além de subidas e descidas, o sistema se antecipa às curvas e rotatórias. E otimiza as marchas de forma automática para melhorar o desempenho e a segurança na estrada. Estes vários novos recursos estarão presentes também na linha 2025 dos demais modelos da gama F. Ou seja, Volvo FM e FMX.

Leitor de placas e sistemas aprimorados

O leitor de placas de trânsito, por meio de inteligência artificial, identifica e alerta os sinais da estrada. Assim, o motorista realiza uma condução mais segura. Do mesmo modo, o alerta de colisão com frenagem de emergência, agora aprimorado, com maior precisão e agilidade.

O sistema emite avisos e as informações são exibidas no painel de instrumentos e garantem mais segurança e conforto ao motorista. "Evita que placas não vistas em momentos de distração resultem em excesso de velocidade e multas, por exemplo. Além disso, o sistema alerta para sinalização de outras situações de risco que poderiam passar despercebidas. A Volvo é a primeira marca a oferecer esse sofisticado recurso em veículos pesados", conta o engenheiro de vendas da Volvo, Glênio Karas.

Outra evolução é no leitor de faixa de rodagem, que foi aprimorado e está mais sensível. Este sistema usa a câmera frontal para detectar a faixa e monitora o movimento do veículo. Se houver sinais de que o condutor está distraído ou cansado, ele é alertado para concentrar-se ou fazer uma pausa para descanso. Além disso, o Suporte Ativo de Direção é acionado para fazer pequenas correções no volante e manter o veículo dentro da faixa.

Frenagem de emergência aprimorada

Mais um aprimoramento foi no alerta de colisão com frenagem de emergência. É uma tecnologia da Volvo que utiliza radares frontais e laterais, conjugados com uma câmera, para detectar veículos, bem como ciclistas e pedestres à frente do caminhão. O sistema emite avisos visuais e sonoros. E ativa uma frenagem de emergência em caso de risco iminente de colisão.

Houve avanço também com o sistema para evitar colisões laterais. A tecnologia reduz o risco de uma colisão com pedestres ou ciclistas quando o caminhão estiver fazendo uma curva. O sistema usa radares nas laterais para alertar o condutor e ativar a frenagem automática, se necessário. Do mesmo modo, para aumentar a segurança nas laterais, agora há sensores de ponto cego em ambos os lados, que monitoram a composição inteira, até o fim da carreta.

Além das novidades da linha 2025, o Volvo FH mantém todos os sistemas de segurança que a Volvo oferece em seus caminhões há mais de 10 anos. Entre eles, os freios eletrônicos EBS, o piloto automático adaptativo com a função Stop & Go, que reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando.

Ainda estão presentes o programa eletrônico de estabilidade (ESP), piloto automático de descida e freio motor VEB, que pode ser combinado ao freio retarder. Assim como luzes de freio de emergência que piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.

Além disso, as cabines Volvo contam com célula de sobrevivência. Do mesmo modo, o para-choque frontal anti-intrusão evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais.

Os freios ABS foram introduzidos no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 1990. E impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem. E tem o airbag para o motorista. Assim como o sistema de direção inteligente VDS, que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista.

Por fim, o FH pode ser equipado com detector de atenção, que emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado, bem como câmera de ponto cego e freio anticanivete – sistema exclusivo Volvo, promove microfrenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito "L" entre o caminhão e o implemento (opcional).

Seja como for, parte dessas novidades do Volvo FH são opcionais. E foram recentemente apresentadas na Europa. No Brasil, bem como na América Latina, a nova geração está disponível na rede de concessionários da marca. Porém, a Volvo não revelou o preço sugerido da linha 2025.

Crédito Foto:Volvo/Divulgação Estradão

Por:  www.estradao.estadao.com.br em Notícias Amalcaburio

Comentários SOBRE ESTA NOTÍCIA
Voltar
LEIA TAMBÉM