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3 julho, 2024

Mercedes-Benz

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Mercedes-Benz lança caminhões movidos por controle remoto

A Mercedes-Benz acaba de apresentar para o mercado nacional seus caminhões movidos por rádio controle. Além dessa inovação, a marca também disponibiliza duas outras soluções tecnológicas: caminhões semiautônomos e caminhões autônomos, todos destinados a operar em ambientes controlados.

Segundo Marcos Andrade, gerente Sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, essas tecnologias foram desenvolvidas com o objetivo principal de proteger e valorizar o motorista.

"Não queremos colocar o motorista em risco, especialmente em situações e aplicações que resultam em desgaste excessivo e alto grau de risco", afirma Andrade. "Oferecemos tecnologias de automação para áreas que apresentam riscos demasiados e desconforto excessivo, auxiliando os motoristas e valorizando a profissão como um todo."

As novas tecnologias de automação da Mercedes-Benz não visam substituir os motoristas, mas sim auxiliá-los, retirando-os de operações específicas onde estão sujeitos a riscos e desconfortos excessivos. Com isso, a empresa busca tornar o trabalho dos motoristas mais seguro e menos desgastante, reafirmando seu compromisso com a inovação e o bem-estar dos profissionais do setor.

Uma inovação nas tecnologias de automação de caminhões da Mercedes-Benz é o rádio controle, uma solução robusta que permite que os veículos operem com eficiência e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como mineração, construção civil e operações subterrâneas.

O uso do rádio controle pode ser feito por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.

“Os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das smart machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, destaca Marcos Andrade. “Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”.

Além dos semiautônomos da Grunner, a Mercedes-Benz já tem também caminhões autônomos atuando em ambientes controlados, como os quatro Atego autônomos que interligam a linha de produção da Ypê e seu Centro de Distribuição interno, mais uma solução robusta da Mercedes-Benz.

“Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão. Isso é muito interessante especialmente em situações repetitivas e com manobras complexas, como a do CD da Ypê. Após horas rodando em velocidade baixa e enfrentando situações monótonas e repetitivas, o risco de uma distração do motorista é alto. Sem mencionar a perda de eficiência do profissional nas manobras ao longo do dia em função do cansaço”, ressalta Marcos Andrade. “Até o fim desse ano, teremos mais unidades em negociação com outros clientes que demandam esse nível de tecnologia”.

Os caminhões autônomos e o rádio controlados oferecem vários benefícios aos clientes. A começar pela eficiência operacional, com maior produtividade, conforto e redução do consumo de combustível, devido ao controle da velocidade e menos exigência do motor. Outras importantes vantagens são a redução de custos com manutenção, além da facilidade na integração de sistemas logísticos do cliente.

“A segurança é outro ponto fundamental dessa solução, que traz redução de acidentes ocasionados por rotina repetitiva, minimização de trabalho em ambientes insalubres e redução de fadiga”, diz Marcos Andrade. “O meio ambiente também agradece, porque a operação controlada, além de reduzir o consumo, reduz também as emissões de poluentes como o CO2, contribuindo para a sustentabilidade ambiental”.

“Ou seja, mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva. O grande diferencial é que cada operação com tecnologias de automação tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, destaca Marcos Andrade.

“Não paramos por aqui. Há um leque de oportunidades no horizonte. Ainda em 2024, teremos mais caminhões com essas tecnologias desenvolvidos para outras empresas e diferentes operações. Por isso, queremos ser, cada vez mais, a marca referência em soluções de tecnologia de automação para caminhões em ambientes controlados no Brasil.

Hoje, as tecnologias de automação estão disponíveis para todos os caminhões Mercedes-Benz BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actros e Arocs -, tanto os caminhões semiautônomos e autônomos, quanto as operações via rádio controle. O Centro de Customização da própria empresa é quem prepara os veículos para as necessidades dos clientes, porque cada demanda é única e exige a solução específica.

Foto: divulgação/Revista Caminhoneiro

Por:   www.revistacaminhoneiro.com.br em Notícias Amalcaburio

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