Institucional

Fundadores

Gentil e Genir – os irmãos Amalcaburio, como são conhecidos – são verdadeiros visionários. Nascidos na cidade de Capinzal (SC), em uma família de italianos com 11 filhos, eles são os fundadores de uma das maiores empresas de peças de reposição do país. O primeiro contato com uma oficina mecânica que os dois tiveram foi na cidade de Campos Novos (SC), quando foram levados para lá pelo tio. Interessados pelo ofício, Gentil e Genir começam a se dedicar e a aprender tudo o que podiam sobre mecânica de automóveis e caminhões.

Em 1958, os irmãos vieram para Caxias do Sul (RS), onde fundaram uma chapeação e pintura – reformadora de caminhões – que tinha como razão social Gentil e Genir Amalcaburio. Em 1963, a oficina, já em plena expansão devido ao espírito empreendedor dos seus fundadores e à competência com que realizam o trabalho, tornaram-se fabricante de peças de reposição para caminhões e passou a se chamar Irmãos Amalcaburio. A primeira peça fabricada foi uma caixa de bateria para FNM (Fábrica Nacional de Motores).

Em 1965, Gentil começou a viajar pelo Brasil em busca de novos produtos para serem fabricados, a fim de suprir as necessidades do mercado. Já Genir, responsável pela produção e administração financeira da empresa, acompanhava de perto tudo que saia da linha de produção, bem como os novos investimentos.

Segundo os irmãos Gentil e Genir, o sucesso da empresa deve-se muito ao fato deles cuidarem pessoalmente do negócio, o que mantém, até hoje, a empresa competitiva e em total expansão.

Hoje, Gentil e Genir orgulham-se da posição alcançada pela Amalcaburio, dentro e fora do país, e vêem pela frente um futuro muito promissor para a empresa, preparando-se para abrir novas frentes de mercado.

Foto Antonio Valiente/ Acervo Amalcaburio.

Veja também