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27 março, 2024

COMBUSTÍVEIS DO FUTURO

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Conheça os 3 principais combustíveis alternativos para o futuro

Foto: divulgação Revista Caminhoneiro

A urgência das mudanças climáticas vem encorajando provedores de mobilidade no mundo a pensarem com mais profundidade e abrangência sobre as soluções que podem oferecer à sociedade, principalmente o tipo de energia que move milhões de veículos particulares e coletivos todos os dias.

A alternativa mais conhecida a veículos de combustão são os BEV (Veículo Elétrico a Bateria). No entanto, há 3 soluções promissoras quando o assunto é combustível que estão em vários estágios de desenvolvimento e merecem ser acompanhadas mais de perto: Hidrogênio, Bioetanol e E-fuel. Para conhecer mais sobre essas possibilidades para o futuro da mobilidade, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, fala mais detalhadamente de cada uma, incluindo vantagens e desafios. Confira a seguir:

Hidrogênio

A primeira coisa a se notar sobre o hidrogênio é que ele não é uma fonte primária de energia em si. Ele demanda energia elétrica ou de gás para sua produção e, só então, passa a ser um insumo viável.

Bioetanol

Nós, brasileiros, já estamos bastante familiarizados com o uso de etanol no transporte veicular, mas não somos apenas nós. O bioetanol é o biocombustível mais utilizado no mundo, produzido de materiais orgânicos como cana, milho e até beterraba.

E-fuel

O e-fuel, ou combustível eletrônico, é uma alternativa inovadora e muito recente: foi produzida pela primeira vez em dezembro de 2022 no Chile, misturando hidrogênio verde e dióxido de carbono.

O primeiro elemento é obtido a partir da água em um processo de eletrólise (quando as moléculas de H2O são separadas). A eletricidade para o processo vem de turbinas eólicas e o CO2 é capturado por filtragem do ambiente.

O e-fuel é líquido e pode potencialmente ser utilizado em veículos a combustão. Porsche e Siemens, coprodutoras do projeto, esperam produzir 550 milhões de litros até 2027.

Embora uma alternativa promissora — por não ser tão disruptiva do modelo atual de distribuição de combustível e construção de carros —, ainda existem questões a serem trabalhadas para seu uso comercial.

A principal delas é o valor proibitivo. Em seu estado atual de desenvolvimento, estima-se que o preço do litro ultrapassaria os R$10 mil! Seria necessário escalar consideravelmente a infraestrutura de produção para que o custo fosse razoável.

Outro obstáculo é que estudos demonstram que veículos abastecidos com e-fuel emitem mais monóxido de carbono e amônia que modelos tradicionais. Além disso, os carros elétricos têm uma vantagem ainda maior em sustentabilidade, gerando 40% menos CO2 que um veículo a combustão utilizando e-fuel.

Ainda assim, é uma tecnologia em seu início que pode representar o equilíbrio a curto prazo entre combustíveis fósseis e carros elétricos. É o que pensam países como a Alemanha, que pretende não assinar o banimento de carros a combustão na União Europeia se o e-fuel não for permitido nesse momento de transição.

Existem várias novas opções interessantes surgindo no mercado em relação à eletrificação da frota mundial. O papel de quem trabalha no setor e até dos consumidores é ter uma mente aberta e abraçar as possibilidades que as tendências apontam.

Enquanto a eletrificação ainda tem seus desafios, carros elétricos continuam a ser as soluções mais viáveis no momento, graças ao investimento significativo e o comprometimento de empresas nos últimos anos.

No entanto, não existe ainda uma resposta ideal para todas as questões de sustentabilidade, que segue sendo o foco da pesquisa no setor em todas suas alternativas. Vamos continuar explorando e avaliando opções, tendo em mente que o objetivo é criar um futuro mais sustentável para todos.

Confira a notícia completa no site da Revista Caminhoneiro

 

Por: www.revistacaminhoneiro.com.br em Notícias Amalcaburio

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