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3 março, 2017

Wabco lança solução que melhora aerodinâmica de caminhões

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REDAÇÃO AB

Wabco lança nos Estados Unidos durante a TMC Annual Meeting and Transportation Technology Exhibition, feira dedicada a tecnologias do setor de transportes, um painel que instalado na parte traseira dos caminhões ajuda a melhorar a aerodinâmica da carreta. Denominado OptiFlow, o equipamento é feito com um termoplástico injetado, de material extremamente leve, durável e resistente ao desgaste das intempéries e vibrações. É oferecida nas versões AutoTail e Tail: a primeira retrai os painéis de forma automática, enquanto a segunda, de forma manual.

Em sua versão automática, o OptiFlow retrai os painéis com base na velocidade do veículo, a partir de sensores ligados ao ABS também Wabco no caminhão. Segundo a empresa, seu uso confere economia de combustível em até 4,3% em rodovias e reduz as emissões de CO2 em até 4,8 toneladas/ano por reboque. A retração automática também melhora o grau de manobras principalmente em áreas urbanas onde os reboques ficam próximos a mais objetos.

A versão OptiFlow Tail também oferece economias de combustível idêntica à anterior e é facilmente atualizável para a versão automática. 

“Estamos orgulhosos de apresentar uma série de soluções aerodinâmica inovadoras na América do Norte que irá melhorar a eficiência dos veículos comerciais para os operadores de frota e empresas de transporte”, declarou o presidente da Wabco para as Américas, Jon Morrison. “Com base em nossa experiência em aerodinâmica, design e fabricação, oferecemos soluções que ajudará nossos clientes de frota a cumprir os novos regulamentos de emissões de gases de efeito estufa nos EUA que entram em vigor em janeiro de 2018”, completou.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) emitiu novos padrões para a emissão de gases de efeito estufa que determinam a redução de CO2 por uma ampla gama de veículos comerciais, tais como caminhões, ônibus e comerciais leves de carga em aproximadamente 25% menos em comparação aos níveis atuais. Os regulamentos devem impulsionar as fabricantes a buscar alternativas que ajudem nas reduções, por meio de uma mistura de tecnologias, incluindo aerodinâmica, melhoras no peso e soluções em pneus. Os reguladores esperam que o custo adicional do cumprimento das normas seja compensado pela economia de combustível.

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